menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Sete anos depois, Botafogo voltará à Libertadores em 2024; saiba caminho

Glorioso disputou a competição pela última vez em 2017

53146175535_7312c290c3_o-scaled-aspect-ratio-512-320
A última competição internacional do Botafogo foi a Sul-Americana de 2023 (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

Escrito por

O ano de 2023 do Botafogo pode ter sido decepcionante por conta da história construída ao longo da temporada. Mas, ao se analisar o contexto, o Glorioso está em seu primeiro ano de SAF, e conquistar uma vaga na pré-Libertadores é algo a se comemorar. O caminho do time carioca na competição começa a ser traçado nesta terça-feira (19).

O sorteio dos confrontos das fases preliminares da Libertadores está marcado para esta terça-feira (19) e a competição começa, de fato, em fevereiro de 2024. O Botafogo está classificado diretamente para a segunda fase, junto de Nacional-URU, Atlético Nacional-COL, Colo Colo-CHI, Sporting Cristal-PER, El Nacional-EQU, Bragantino e Palestino-CHI.

Os possíveis adversários do Glorioso nessa pré-Libertadores são: Always Ready-BOL, Godoy Cruz-ARG, Águilas Doradas-COL, Portuguesa-VEN, Sportivo Trinidense-PAR e os três vencedores da primeira fase. Vale destacar ainda que os confrontos serão de ida e volta e os mandos também são decididos por sorteio. Caso passe pelos quatro duelos, o Alvinegro jogará a fase de grupos da competição continental.

➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Botafogo

A última participação do Glorioso na Libertadores foi em 2017. Na oportunidade, o time foi eliminado nas quartas de final da competição, perdendo de 1 a 0 no agregado para o Grêmio.

53365514368_f767e2b587_k
Tiquinho Soares foi o artilheiro do Botafogo em 2023 (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

O Botafogo viveu uma montanha-russa de emoções em 2023. O time começou o ano bem abaixo, mas fez um primeiro turno de Brasileirão extraordinário, chegando a abrir mais de 10 pontos de vantagem para o segundo colocado. Quando se imaginava que o título nacional já estava ganho, o time teve uma queda de rendimento e acabou terminando em quinto lugar.

Mas ao se levar em consideração o trabalho de reconstrução pelo qual o Alvinegro passou, o saldo da temporada é muito positivo. O time carioca lidou com muitas trocas de comando ao longo do ano - foram cinco técnicos ao todo.

Cuesta
Victor Cuesta é um dos capitães do Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo.)

Com isso, cabe ao Botafogo aprender com os pontos positivos que tiveram em 2023 para aproveitar a oportunidade de disputar uma competição tão grande. O time carioca já se mostrou ser capaz de desempenhar um excelente futebol e, assim, dar orgulho ao seu torcedor.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter